3/27/2009

Pergunte ao Efê (1)

Nova seção por aqui.
"Pergunte ao Efê". Afinal, o cara tem 112% de aprovação no Bananão-ão-ão. Ele pode responder a qualquer pergunta. Tem gabarito para isso.
Inauguro a seção perguntando o seguinte para ele:

- "Efelentífimo, eu sou branca, mas não tenho olhos azuis, isso quer dizer que sou só meio culpada pela crisis?"

Música para culpa judaicucristã:

44 comentários:

rose marinho prado disse...

Meu tio tinha olhos azuis, então, há sangue correndo de olhos azuis em mim.
Será que devo fazer um hemograma?

..........

Lembra o filme "Muito além do Jardim" com Peter Sellers? Tenho certeza de que Lula é fã desse filme. Reveja.
Então, é daí que ele pegar força para criar sua literatura falada, associando o Método Paulo Freire com Petter Selers. E sai pelo mundo enfrentando intelectuais apenas com seu ancinho de falar coisas filósoficas e líricas com base em coisa bem chãs, compreensíveis a todos. É a didática que tenta trafegar, dialogar, com Guimaraes Rosa também. Mas os causos e a oralidade resgatados p Guima vinha duma gente do sertão, duma cultura riquíssima.
Lula solta a criatividade, assim, sem medo. E vem agradando a alguns porque é compreendido pelo povo. Ocorre que ele adiciona as cestas Ze Colmeia a essas falas de gibi. Ele se inventou um personagem de gibi. Não sei como não fizeram bonequnhos Lula, feito bonecas Xuxa.
O problema da metáfora dos olhos azuis é que é o avesso do avesso.Incita o povo a caçar a Bela Adormecida, o Chapeuzinho Vermelho, que são loirinhas. Lobo do lobo do lobo. Sem logus algum.
Perigo! Brincar de Muito além do Jardim vinha dando certo, mas , agora, sei não.

rose marinho prado disse...

O jardineiro do Peter Seller é super. mas o do Lula é meio canastrao.

Recomendo ver o filme, Marie, veja se Lula se inspirou ou não no personagem. Desde o começo do governo, as tiradas dele...eu pensava "É o muito alem do jardim"

aqui



http://www.youtube.com/watch?v=xYLy1Yj_P_Q

Anônimo disse...

Efelentífimo:

Não sou malcriado, não possuo fuzil e não moro em favela.

Devo temer por minha liberdade?

Abraços Cumpanhêro.

Marie Tourvel disse...

Assisti ao filme, sim, Rose, e concordo plenamente com o que você disse. Aliás, uma das melhores descrições que já li sobre este governo -ou desgoverno. Acho que ele entrou num campo perigoso. Não é racismo isso? Será que podemos processá-lo por racismo? Realmente brincar de Peter Sellers pode ter sido divertido até pouco tempo, agora não sei mais.
Só sei que este país é o país da piada pronta. ;)

Beijos

Marie Tourvel disse...

Muito bem, Mikio, querido. Entrou no clima. Gostaria que os 4 ou 5 leitores deste blogue fizessem perguntas ao Efê. Ele é "o" cara. A gente "vamos" tentando sobreviver, né?

Sua pergunta é mais que pertinente.

Beijos

Anônimo disse...

Marie, depois de uma noite óóótima, voltei pra casa pensando justamente nisso. E essa coisa de prisão-de-rico (já virou conceito, pelo jeito, então tasquei os hífens), como uma espécie de catarse dos autodenominados excluídos de olhos castanhos.

Tamos lascados!

E que lindos olhos castanhos e sobrancelhas sarracenas e cabelos mouros tem o cidadão da foto aí ao lado, hein?

Marie Tourvel disse...

Eu também voltei pra casa pensando nisso. Pensei tanto que até postei, Lets, querida. ;) Tamos todos lascados. :))))

Esse moço é bonito mesmo. Já deu pra perceber que está em formol, né? Ele e a Paula Toller. Esses bonitos! :)))))))

Beijos!

rose marinho prado disse...

Mas Lula não solta um pum sem antes ter um assessor. Ele dá um mote, o assessor diz 'vai'.

Se ele fez de dizer isso, se alçou uma xenofobia às avessas, é porque ele sabe que tem respaldo duma grande horda, com e sem camisa. Os poderes paralelos lhe dão contição de chutar bolas de gude azuis, os zói dos loiros.

Ele apareceu pra caramba. E deve ter agradado à maioria.
Pensei mais. Ele não dá ponto sem nó. Não joga adubo no ventilador não. Pensa.

Bruno Pontes disse...

Haha, tô com a dúvida também, sou branco mas não tenho olho azul, e agora? Posso ficar 50% aliviado?

Esse canalha só aumenta a vergonha que é o Brasil aos olhos do mundo.

Abraço!

Anônimo disse...

POisé, já vi que nem pra causar crise eu presto: meus olhos são castanhamente não-azuis! Agora: "não sabia de nada" daria um excelente epitáfio, néra? :-| Bjo, Marie querida!

Marie Tourvel disse...

Isso lá é verdade, Rose. Também, olha quem assessora esse acéfalo: Marco Aurélio "top top" Garcia, Celso Amorim... e por aí vai. Esperar o quê dessa gente, né? Mas ele também é um idiota completo e quer saber? De bobo ele não tem nada. Conseguiu que o filho Lulinha de 600 paus no zoológico passasse a ser o empresário mais bem sucedido do país, né? Boba somos nós, querida. Eu andando hoje por "Siririca da Serra" para ter onde trabalhar e você buscando seus alunos. :)))))))

Beijos!

Marie Tourvel disse...

Bruno, querido, "vamos dar as mãos, vamos dar as mãos, vamos lá e todo mundo cantaaaaaar." Somos meio culpados, sim. Tô querendo processar esse imbecil. Branquela ele vai ver quem é, ó. :)))))))

(Dá uma vergonha mesmo, né?)

Beijos!

Marie Tourvel disse...

ShicaMaria, como assim? Você é meio culpada, também, minha querida. Assuma com a gente, vai. :))))

Belo epitáfio: "Ai donti nou. Nadica de nofin". :))))

Beijocas e saudades.

rose marinho prado disse...

Marie, insisto: Lula não é burro. Vai dar pinta em tudo que é jornal de domingo, mais que o Bispo, mês passado. Não foi um minuto de fama. Pra mim, falou isso é de caso pensado.

Só vai dar Lula. Escuta/ouça. E não só no Brasil. Por quê? Não sei. Só intuo que ele tem mais poder do que pensamos.E mais não digo porque não se fala o que se intui.

Gerson Guelmann zs disse...

Vai lá uma pergunta: se os branquelos de olhos azuis forem diminuindo de número e passarem a ser uma minoria, terão direito a cotas nas universidades, vale-gás, bolsa-camisinha, essas coisas?

Raquel disse...

eu vou comprar umas lentes azuis, dessas bem vagabundas pra ficar cosóio de vampira, ou seria pirigueti? e no embalo compro um GPS, tá?

Marie Tourvel disse...

É verdade, Rose. O desgraçado ainda vai falar pro povo e pra pova que nós, branquelos, é que somos culpados de tudo. Ele é um marketeiro dos infernos. Você e sua intuição têm razão. :(

Mais beijos

Marie Tourvel disse...

Tá querendo demais, Gerson, querido. Nós, branquelos, temos que assumir nossa culpa por ter... por ter o quê mesmo? Ah, sei lá que eu. Cada vez eu fico com mais vergonha desta terra que insistem em chamar país.

Tudo bom por aí? ;)

Beijo

Marie Tourvel disse...

Cê vai é ficar pirigueti, Raquel. Não sem antes ter que responder ao Guido Burro o que você fazia em meados de outubro quando estourou a crise. Estaria você em seu maravilhoso blogue fazendo posts cifrados e arruinando as bolsas do mundo? Hein? Hein?

Agora, o GPS a gente viu que precisa mesmo, né? Onde já se viu duas brancas de olhos quase azuis no meio daquele favelão? :)))))))

Beijocas

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

e eu morena de olho verde, estarei safa?

Marie Tourvel disse...

Júlia, minha querida amiga, consultei o Efê e sinto em informá-la que ele respondeu que não, não estará safa. Olhos verdes são como os azuis. E basta ser branca para ser só meio culpada.
O fato é que agora os franceses, ingleses, italianos, enfim, os europeus lêem as barbaridades proferidas pelas bestas-feras que governam o Bananão e ficam com cara de paisagem. Lula foi festejado pela Europa como sendo um ícone. "Puxa, que bacana. Um operário sem dedo mínimo, sem instrução chegou ao poder no exótico Brasil." E depois de várias presepadas nas relações internacionais estão acordando da letargia que tomou conta deles. Mas garanto a você que meia dúzia de gentes daqui já sabia desde a posse do energúmeno já no primeiro mandato. Não que a gente fosse vidente e tal, mas era só uma questão de raciocínio.
E não se iluda, Júlia, assim como a Raquel aí de cima, a polícia petista achará mensagens cifradas nos seus posts no "Privilégio", aquela delícia de blogue. :)

Beijos!

QuincasB disse...

a culpa sempre coube ao sinatra, bonjour marie!

Marie Tourvel disse...

Nossa, nem acredito que o Quincas está por aqui. Morri de saudades. ;)

O Sinatra é o maior culpado mesmo. :)

Bisous et bonjour

R. B. Canônico disse...

Essa foto do Lula ao lado é o retrato perfeito do nosso presidente.

Constrangedor.

Por culpa dele, meus dias romanos serao menos gloriosos. Os brasileiros estao mal vistos lá, devido ao caso Battisti. Nem o 'fico' de Kaká no Milan amenizou a solução.

Céus!

Mas mantenha essa seção aqui, que vai dar o que falar!

Beijao!

Marie Tourvel disse...

Acho que a foto do Lula aí ao lado é o retrato exato do nosso país, Rodolfo, querido. É o retrato exato do momento em que nos lascamos.

Imagino que os italianos olharão ressabiados para grupos de brasileiros que vierem a aportar em Roma. Mas mostre que é um branquelo de olho azul e culpado pela crise assim como eles e tudo se resolverá. ;)

A seção continuará, sim. :)

Beijocas

rose marinho prado disse...

Quando eu era menina e bem sozinha ( sniff) brincava com bonequinhas loiríssimas. E quando terminava a brincadeira ( eu interpretava filmes da sessão da tarde com elas) eu ia ao banheiro . E me olhava no espelho.

Depois de horas e horas só no meio daq bonecas com olhos azuis, coradas, cabelo amarelo, tinha a impressão de que eu era desbotada, cinza e feia.

Então, eu jurava pra teria filhos loiros, olhos azuis.

Não tive . Ufa! Se forem capturá-ls estarão no céu. E os anjos podem ser loiros à vontade.
kkkk

Marie Tourvel disse...

Rose, querida, e eu que tenho meu moleque com a descrição feita pelo Efê? Tenho que escondê-lo em meu bunker como se fosse um anjo no céu ou devo entregá-lo para cumprir as devidas penas? (95 anos de cana deve ser, né? ;) )

Meu moleque é culpado.

(Eu também brincava com minhas bonecas Suzi -a Barbie nem tinha chegado por aqui. A Suzi tinha mais curvinhas, era mais real que a Barbie, né? (obviamente isso é coisa de gente invejosa que queria ser uma Barbie.))

Beijocas

Mikio disse...

Hoje a saudades está doendo demais.

Sabe aquele vazio imenso no estômago?

:((((((((((

Marie Tourvel disse...

Como sei do que fala, Mikio, querido. Estou tentando me divertir com essa seção aqui das "Letras" pra tentar esquecer um pouco, mas não adianta, não. Vazio no estômago, no coração e na mente. :(

Um beijinho meu pra você pra amenizar um pouco a dor. ;)

rose marinho prado disse...

Não sou do tempo de Barbies. Quando saiu a Suzie eu já não gostei.
Eu sou mais antiga.
A única boneca morena era a Yeda Maria vargas - a miss. Huhu!
Éramos treinadas para ser miss! Ou então depois Suzie.
No tempo da minha mãe elas tinha o que chamavam de bebé, que eram bebês enormes ( eu vi em fotos). Então elas ficavam amamentando e cuidando, assim, moldando-se para serem mães.
A partir da época das misses e das bonecas adolescentes, começamos a nos preparar para ser sensuais e lindas. A Barbie então é responsável pela erotização precoce das meninas ( a última frase quem escreveu foi meu lado conservador e ranzinza).

Mas voltando ao teatro do Lula, o jardinheiro fidel - ou fiel - não se preocupe, essa fala é da nova peça "Oba Oba mama Africa". Impacto, Hamlet...Ser ou não ser loiro. Espero que não parta para o Epilogo " Só a antropofagia nos sarrrva".

E tenho o dito que já falei muntasbestera

Beijos

mikio disse...

Obrigado!

E desculpa por "alugar" esse seu espaço para minhas lamúrias...

Foi apenas um desabafo.

Marie Tourvel disse...

Rose, querida, eu tive a "Mãezinha" que era muito lindinha com o nenê no colo. Mas ficava só de enfeite. Eu gostava mesmo era das minhas Suzis. Loiras de olhos azuis. Seu lado ranzinza e conservador tem meu apoio. ;)

Você jamais fala besteira. Já disse e repito que adoro seus comentários aqui em minhas "Letras". ;)

("Só a antropofagia nos sarrrrva" hahahahahahha)

Beijos

Marie Tourvel disse...

Mikio, querido, você já ouviu aquela expressão "mi casa, su casa"? ;)
Pois é, a minha casa ("Letras") é sua casa, tá? Pode vir desabafar, pode vir elogiar, pode vir espinafrar, pode vir sentir saudade. Eu adoro você de qualquer maneira. :)

Mais beijos!

Orlando disse...

Mas veja, Marie: se ele dissesse que a culpa era da turma pixaim e de olhos escuros, seria impichado. Há quem possa ser xingado e quem não.

rose marinho prado disse...

Verdade, o Orlando falou tudo. Xingar loiros e ricos pode. Lula sabia disso.

Marie Tourvel disse...

É isso mesmo, Rose, querida. Não tem jeito, não. :)

Beijos

Gerson Guelmann zs disse...

Se está tudo bem por aqui? Você quer saber mesmo ou só está fazendo o social? Nem pergunte, menina, nem pergunte.

Marie Tourvel disse...

Não costumo fazer o social com quem gosto, Gerson. Perguntei para saber se estava tudo bem mesmo. Mas se não é para perguntar, perdoe-me pela gafe. :P

Frodo Balseiro disse...

Marie, ainda dá tempo? Pergunto ao Efe, como ele se sente sodomizando 190 milhões de pessoas!
hein, hein..
beijos

Marie Tourvel disse...

Claro que dá tempo, Frodo, querido. Mesmo que não desse, pra você faria exceção. :)

Bela pergunta ao Efê, mas creio que ele não entenderia bem a parte do "sodomizando". :))))))

Beijos, lindo

Gerson Guelmann zs disse...

Eu sei que você não faz o gênero. É que a barra anda pesada, para dizer o mínimo. Mas há de melhorar, espero. Beijos.

Marie Tourvel disse...

Gerson, querido, perdoe-me. Se precisar de alguma ajuda que esteja ao meu alcance é só gritar, tá bom? Vou correndo ajudar. ;)

(Eu sei que vai melhorar)

Um grande beijo.

Alma disse...

Efê, quais as chances dos seus amigos mensaleiros receberem o mesmo rigorrrrosa tratamento da loira Eliane Daslu?

Marie Tourvel disse...

Essa pergunta, por exemplo, Fernando, talvez seja o "Pergunte ao Efê 2", que tal? Com os devidos créditos. Vamos perguntar ao sabichão. Quem sabe ele um dia não entra aqui no muquifo e resolve responder, né? Eu sei, eu sei que ele não sabe juntar lé com cré, mas ele manda um dos seus trocentos assessores ler, né? ;)

Obrigada pela ótima pergunta, querido.

Beijos!